a Sobre o tempo que passa: Andam a mangar com a gente!

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

9.9.05

Andam a mangar com a gente!



A capa do jornal sensacionalista "24 Horas" é, sem dúvida, a imagem mais realista do presente situacionismo de "Estado-Espectáculo", com o máximo dos políticos vigente a fingir que carrega num botão e com as coisas mal feitas do passado a irem do horrível para as ruínas, sem que tenhamos de enterrar mortos ou de cuidar dos vivos. O engenheiro Pinto de Sousa também finge que anda a mangar com a tropa, tal como finge apoiar Mário Soares.

De outro modo, não se percebem as sondagens hoje publicadas que tanto dão a derrota de Soares como a vitória do PS. avaco Silva tem grandes possibilidades de ganhar a «corrida» presidencial à primeira volta. Duas sondagens publicadas esta sexta-feira dão grande vantagem ao ex-primeiro-ministro no confronto com Mário Soares.



O jornal Público divulga um estudo da Universidade Católica que dá 49 por cento das intenções de voto a Cavaco Silva, contra apenas 32 por cento para Mário Soares. Quanto à sondagem divulgada pelo Correio da Manhã, elaborada pela Aximage, faz crescer as intenções de Soares para os 36 por cento, mas Cavaco atingirá, segundo o mesmo estudo, 53,4 por cento dos votos dos portugueses.

Já na da RR, o PS conquista 38% das intenções de voto, menos 1,5% que no mes de Agosto. O PSD tem um ligeiro crescimento de meio ponto percentual, estando agora com 28%. A diferença entre os dois maiores partidos é agora de 10 pontos. No mês passado era de 13. No entanto, se for feita uma projecção dos resultados, ou seja, se matematicamente os inquiridos que não respondem forem considerados como não votantes, o Partido Socialista conquista maioria absoluta com 43% e o PSD 32%.



A não fingir: a Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), criticando o regime de dispensas ao trabalho dos candidatos autárquicos acusou ontem a Assembleia da República, aponta custos na ordem de 216 milhões de euros. Por outras palavras, esta democracia é cara e nada melhor do que entregar o sistema à contabilidade de um merceeiro, dado que é tecnicamente impossível um qualquer golpe de Estado. O regime de tarimbeiros, a anarquia mansa e certas facetas de ditadura da incompetência vão continuando a massacrar-nos. Felizes, os soaristas e os cavaquistas, que ainda são homens com fé.



Eu, como simples professor universitário, dependente de um grupo de pressão chamado Conselho de Reitores, que são às dezenas, depois de verificar que apenas temos uma universidade portuguesa nas quinhentas melhores do mundo (474º, ao que parece), apesar de muitas estarem tão orçamentalmente falidas que precisam do empréstimo de verbas das outras, o que até contrasta com o nosso péssimo 27º lugar no "ranking" do PNUD, apenas proponho que as reduzam imediatamente para um terço, através de operações de concentração de comando, que mantenham a actual distribuição geográfica, estabeleçam efectivos concursos nacionais de desenvolvimento da carreira de professores e acabem com o corporativismo esbanjador de avaliadores e subsidiadores. Não manguem só com a tropa ou com os juízes, sob pena de passarmos para um regime de falsos catedráticos!