a Sobre o tempo que passa: De Tróia ao ordenamento florestal

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

8.9.05

De Tróia ao ordenamento florestal

Sem querer assumir-me como militante do cavalo de Tróia, tenho que notar como a amizade de alguns blogues de referência notaram o meu olhar sobre a implosão. Agradeço ao João Gonçalves, bem como ao José Mateus. Aliás, sobre este meu último companheiro de muitas lutas por valores, tenho que penitenciar-me, dado que apesar ser seu leitor diário, devia ser mais interactivo em referências, mas os amigos não se compadecem com os salamaleques de alguma tentação de criação de um sindicato de citações mútuas.

Confesso que, na blogosfera, assumo certa postura de quase ouriço cacheiro, restringindo as polémicas, os apoios e as correntes. É por isso que não emitirei processual réplica à elegante farpa que me foi dada pelo Professor Vital Moreira, porque as frases da questão já ficaram todas escritas e, apesar das divergências antiquíssimas, mantenho para com quem foi meu brilhante docente a admiração e o sincero respeito.