a Sobre o tempo que passa: Ela veio para ficar... já foi revelado o velho segredo de fátima

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

21.9.05

Ela veio para ficar... já foi revelado o velho segredo de fátima



Carrilho não apertou a mão a Carmona. Avelino não apareceu como recruta na 1ª Companhia, ao lado de José Castelo Branco e de Alexandre Frota. Isaltino não conseguiu demitir Marques Mendes da liderança do PSD. Já Valentim Loureiro ainda assinou o contrato com a Betandwin para que a Liga cheirasse a casino. E Felgueiras regressou. Veio para ficar. Para ajudar a justiça a descobrir a verdade. E o Professor Karamba a acabar com o vírus no computador central da República. Por isso, se candidata à autarquia, para fazer de sua terra um grande centro de negócios e um palco de eventos, assumindo o ambiente como um factor estruturante do concelho e ajudar a formar mais campeões, nomeadamente sem desistir da piscina olímpica. Fátinha, amiga, o povo está contigo! Viva a separação de poderes!

Grandes manifestações de júbilo inundaram as ruas e praças de uma democracia autarquicamente entalada, como continua casapianamente julgada, apitadoramente doirada, vitorinamente advogada e mourinhamente saudosa.

Com um Estado de Direito que parece não saber entender-se com o Estado Espectáculo.

Com um Estado de Partidos que não consegue relacionar-se com um Estado de Corporações.

Com a Santa Madre Igreja a continuar sem dialogar com o Grande Oriente Lusitano.

Com o Partido da Tropa às avessas com o Partido dos Becas.

E onde todos esperam que Dom Sebastião se chame Mário Aníbal Soares Cavaco Silva. Para gáudio de Manuel Dias Loureiro e Jorge Coelho.

Como se o CDS/PP não fosse o heli avelino. Como se o PSD não fosse o valentim isaltino. Como se o PS não fosse nossa senhora de fátima, de rosa e tudo. Vale-nos Jerónimo, ainda alvarado, e louçã, sempre entrotskado. Viva a Ticha Penicheira que ganhou a Liga Norte-Americana de basquetebol feminino. Já temos um Mourinho de saias...